DISSONÂNCIA COGNITIVA
Sintomas da dissonância cognitiva
Quando o indivíduo está em constante conflito consigo mesmo. Pensa e fala de uma maneira, age de outra e em seguida se culpa por não conseguir seguir o que sua mente havia determinado.
Os principais sintomas incluem essa divergência nas ações e na fala (ou pensamentos), constante sensação de culpa ou vergonha por não cumprir metas e agir contra suas crenças. Decisões enganosas, tomadas impulsivamente e a auto sabotagem também são sinais do problema.
Com o intuito de agradar e se encaixar, situação que pode ser resultante da depressão, da ansiedade e até mesmo de uma criação muito rígida, a pessoa até fala sobre o que acredita, mas na hora de agir, pode fugir completamente daquilo que foi dito.
A dissonância cognitiva é um conflito entre a forma de ver o mundo ou pensar e o jeito de agir e está relacionada com o psicológico de cada pessoa. Fica clara essa diferença ao observar o que um indivíduo faz e o que diz. Normalmente é causada por conflitos emocionais e pode prejudicar as relações sociais de uma pessoa.
Pode ser definida também como um incômodo gerado por pensamentos conflitantes, o que causa sofrimento para o indivíduo. Sentimentos como culpa e vergonha costumam se manifestar.
O tempo todo a mente analisa situações às quais somos expostos, para ajudar na tomada de decisões mais certeira. No entanto, quando o foco fica apenas no conflito de dois pensamentos diferentes, a pessoa pode não conseguir sair do lugar.

.jpg)
Comentários
Postar um comentário