VIVER COM UM NARCISISTA

 Viver com um narcisista, seja ele parceiro, pai, filho ou colega de quarto, pode ter efeitos negativos fundamentais no bem-estar mental de uma pessoa. Deixar um narcisista nem sempre parece uma opção, especialmente se o narcisista for um ente querido.

Isso significa que você não tem escolha a não ser tolerar silenciosamente os comportamentos da outra parte, que às vezes podem ser egoístas, ofensivos ou manipuladores?

Todos priorizam a si mesmos e às suas próprias necessidades até certo ponto. Colocar as próprias necessidades em primeiro lugar é realmente saudável quando não às custas dos outros. No entanto, os narcisistas são egocêntricos ao extremo. 

O desafio dos relacionamentos narcisistas é que os narcisistas atacam pessoas vulneráveis. Pessoas que não são cínicas. Pessoas que realmente foram feridas no passado, então acreditam na linha do partido que lhes foi dada na infância. Pessoas com histórias de trauma.

Todos estes grupos são mais vulneráveis ​​aos narcisistas porque eles próprios ainda estão a fazer o seu próprio trabalho. Isso não significa culpar a vítima, é apenas uma vulnerabilidade. É como se as pessoas cujos pais são viciados tivessem maior probabilidade de serem viciadas. É genético.

Isso não é genético tanto quanto o que aprendemos. Eles sabem, porque assim que perceberem que alguém não está caindo no jogo deles, eles sairão rapidamente. Os narcisistas são incríveis em descobrir quem é um bom alvo e segui-lo.

Acho que isso é outra coisa muito importante, especialmente para as mulheres jovens, fazer o trabalho de saber quem são e o que fazem. O problema é que muitas pessoas começam a namorar e a se relacionar muito antes de fazerem esse tipo de trabalho psicológico interior, então estão construindo o avião no céu. Você está aprendendo sobre si mesmo enquanto está nesse relacionamento e esse relacionamento está, na verdade, distorcendo sua realidade.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas não conseguem abandonar relacionamentos narcisistas. Razões financeiras, razões culturais, eles têm filhos, religião, medo, ansiedade, e que ainda amam de fato os elementos dessa pessoa, querem se casar. Mesmo em alguns dias bons, eles querem aquela pessoa por perto.


Todas essas são razões válidas e eu, nem ninguém, posso julgar isso. Neste grupo, porém, não estou contando pessoas que são vítimas de graves abusos psicológicos, emocionais ou físicos. Obviamente, esse é um jogo totalmente diferente, onde a segurança se torna tudo, mas em seu relacionamento narcisista, há muitos motivos pelos quais as pessoas permanecem nesses espaços invalidantes, todos eles válidos.


Comentários

Postagens mais visitadas