MITOS COMUNS SOBRE TDAH

 Graças a estudos de imagens cerebrais e outras pesquisas, sabemos muito sobre o TDAH . Mas ainda existem muitos mitos que causam confusão e dificultam que as pessoas com TDAH obtenham o apoio de que necessitam na escola, no trabalho e nas suas comunidades.


Aqui está a realidade por trás de  mitos comuns sobre o TDAH.

Mito nº 1: Pessoas com TDAH nunca conseguem se concentrar.

Fato: É verdade que as pessoas com TDAH geralmente têm dificuldade de concentração. Mas se estiverem muito interessados ​​em alguma coisa, podem concentrar-se intensamente nisso. É chamado de hiperfoco.

Algumas crianças com TDAH se distraem facilmente nas aulas, mas não conseguem se afastar do jogo que estão jogando. Os adultos podem ter dificuldade em se concentrar nas partes do trabalho que consideram chatas, mas se dedicam aos aspectos que realmente gostam.

Mito nº 2: Todas as crianças com TDAH são hiperativas.

Fato: O estereótipo das crianças com TDAH é que elas correm e não conseguem parar de se mover. Mas nem todas as crianças com TDAH apresentam hiperatividade como sintoma. E para aqueles que o fazem, a hiperatividade geralmente desaparece ou diminui à medida que envelhecem.

Mito nº 3: Pessoas com TDAH só precisam se esforçar mais.

Fato: o TDAH não é um problema de motivação ou preguiça. Crianças e adultos que têm isso muitas vezes se esforçam ao máximo para prestar atenção.

Dizer às pessoas com TDAH para “apenas se concentrarem” é como pedir a alguém míope que veja mais longe. A razão pela qual lutam com a atenção não tem nada a ver com atitude. É por causa das diferenças na forma como o cérebro funciona e como está estruturado.

Mito nº 4: Somente meninos têm TDAH.

Fato: Os meninos têm duas vezes mais chances de serem diagnosticados com TDAH do que as meninas. Mas isso não significa que as meninas não tenham. É mais provável que elas sejam esquecidos e permaneçam sem diagnóstico.

Parte da razão é que o TDAH pode parecer diferente nos meninos e nas meninas . As meninas tendem a ter menos problemas com hiperatividade e controle de impulsos do que os meninos. Eles podem parecer mais “sonhadores”.

Mito nº 5: O TDAH é uma dificuldade de aprendizagem.

Fato: o TDAH não é uma dificuldade de aprendizagem . Os sintomas de TDAH podem atrapalhar o aprendizado, mas não causam dificuldade em habilidades específicas como leitura, escrita e matemática. No entanto, algumas dificuldades de aprendizagem frequentemente ocorrem simultaneamente com o TDAH . Isso também pode contribuir para esse mito.

Mas só porque o TDAH não é uma dificuldade de aprendizagem não significa que as crianças não possam obter ajuda na escola. E os adultos com TDAH também podem obter apoio no trabalho.

Mito nº 6: Crianças com TDAH irão superá-lo.

Fato: a maioria das crianças não supera totalmente o TDAH, embora alguns sintomas possam diminuir ou desaparecer à medida que envelhecem . Os sintomas também podem mudar à medida que as crianças crescem e aprendem maneiras de controlá-los. Mas isso não é o mesmo que superá-los. A maioria das pessoas com TDAH continua a apresentar sintomas na idade adulta.

Mito nº 7: O TDAH é o resultado de uma má educação.

Fato: o TDAH é causado por diferenças cerebrais, e não por uma má educação. Mas algumas pessoas veem as crianças inquietas, impulsivas ou que não ouvem e presumem que isso se deve à falta de disciplina. Eles não percebem que o que estão vendo são sinais de uma condição médica e não o resultado de algo que os pais ou responsáveis ​​fizeram ou não fizeram.


Comentários

Postagens mais visitadas