TRATAMENTO BORDERLINE

 





BORDERLINE -Tratamento

O transtorno de personalidade borderline é tratado principalmente com psicoterapia, mas medicamentos podem ser adicionados. Seu médico também pode recomendar hospitalização se sua segurança estiver em risco.

O tratamento pode ajudá-lo a aprender habilidades para gerenciar e lidar com sua condição. Também é necessário receber tratamento para quaisquer outros distúrbios de saúde mental que geralmente ocorrem junto com o transtorno de personalidade borderline como depressão ou uso indevido de substâncias. Com o tratamento, você pode se sentir melhor consigo mesmo e viver uma vida mais estável e gratificante.

Psicoterapia

A psicoterapia – também chamada de terapia da fala – é uma abordagem de tratamento fundamental para o transtorno de personalidade borderline. Seu terapeuta pode adaptar o tipo de terapia para melhor atender às suas necessidades. Os objetivos da psicoterapia são ajudá-lo a:

Concentre-se em sua capacidade atual de funcionar

Aprenda a gerenciar emoções que se sentem desconfortáveis

Reduza sua impulsividade ajudando-o a observar os sentimentos em vez de agir de acordo com eles

Trabalhe para melhorar os relacionamentos estando ciente dos seus sentimentos e dos outros.

Tipos de psicoterapia que foram considerados eficazes incluem:

Terapia Comportamental Dialética . A terapia inclui terapia em grupo e individual projetada especificamente para tratar o transtorno de personalidade borderline. Usamos abordagem baseada em habilidades para ensiná-lo a gerenciar suas emoções, tolerar o sofrimento e melhorar os relacionamentos.

Terapia Focada no Esquema. A terapia focada no esquema pode ser feita individualmente ou em grupo. Pode ajudá-lo a identificar necessidades não atendidas que levaram a padrões de vida negativos, que em algum momento podem ter sido úteis para a sobrevivência, mas, como adulto, são prejudiciais em muitas áreas de sua vida. A terapia se concentra em ajudá-lo a atender às suas necessidades de maneira saudável para promover padrões de vida positivos.

Terapia baseada em mentalização .  Esse tipo de terapia de fala que ajuda você a identificar seus próprios pensamentos e sentimentos a qualquer momento e criar uma perspectiva alternativa sobre a situação. A terapia enfatiza pensar antes de reagir.

Treinamento de sistemas para previsibilidade emocional e resolução de problemas . È um tratamento de 20 semanas que envolve o trabalho em grupos que incorporam seus familiares, cuidadores, amigos ou outras pessoas importantes no tratamento. È usado em conjunto com outros tipos de psicoterapia.

Psicoterapia Focada na Transferência . Também chamada de psicoterapia psicodinâmica, a terapia visa ajudá-lo a compreender suas emoções e dificuldades interpessoais por meio do desenvolvimento da relação entre você e seu terapeuta. Em seguida, você aplica esses insights a situações em andamento.

Bom manejo psiquiátrico. Esta abordagem de tratamento baseia-se na gestão de casos, ancorando o tratamento na expectativa de trabalho ou participação escolar. Ele se concentra em dar sentido a momentos emocionalmente difíceis, considerando o contexto interpessoal dos sentimentos. Pode integrar medicamentos, grupos, educação familiar e terapia individual.

Medicamentos

Mas remédios para borderline podem ser recomendados por um psiquiatra para combater os sintomas. Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos.

Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.

Por sua vez, os antipsicóticos combatem os comportamentos compulsivos e autodestrutivos, além de prevenir eventuais sintomas dissociativos.

Vale ressaltar que a automedicação é absolutamente contra indicada, e que consumir medicamentos sem a orientação de um especialista pode trazer sérios riscos. 

Certos medicamentos podem ajudar com sintomas ou problemas concomitantes, como depressão, impulsividade, agressividade ou ansiedade. Os medicamentos podem incluir antidepressivos, antipsicóticos ou drogas estabilizadoras do humor.

Converse com seu médico sobre os benefícios e efeitos colaterais dos medicamentos.

Hospitalização


Às vezes, você pode precisar de um tratamento mais intenso em um hospital ou clínica psiquiátrica. A hospitalização também pode protegê-lo de automutilação ou abordar pensamentos ou comportamentos suicidas.

A recuperação leva tempo

Aprender a gerenciar suas emoções, pensamentos e comportamentos leva tempo. A maioria das pessoas melhora consideravelmente, mas você sempre pode lutar com alguns sintomas do transtorno de personalidade limítrofe. Você pode experimentar momentos em que seus sintomas são melhores ou piores. Mas o tratamento pode melhorar sua capacidade de funcionar e ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo.


Comentários

Postagens mais visitadas