TDAH, TEM TRATAMENTO?

 Estudos com TDAH mostraram que os melhores resultados derivam de uma abordagem de tratamento multimodal integrada,gestão multidisciplinar.

Uma abordagem multimodal de uma equipe multidisciplinar pode incluir medicamentos, estratégias de gerenciamento psicossocial e, quando apropriado, intervenções vocacionais e educacionais.

O tratamento psicoterápico do TDAH envolve psicoeducação acerca do transtorno e seus efeitos o que envolve família e paciente, auxiliar o paciente a trabalhar seus déficits das funções executivas como a organização de tempo, manejo de problemas emocionais bem como, auxiliar o paciente no trato com sua baixa autoestima.

Psicoterapia Individual 

A “terapia da fala” é uma técnica colaborativa que visa ajudá-lo a reconhecer e compreender os pensamentos e comportamentos específicos do TDAH que mais o afetam, para que você possa aprender como controlar ou reservar esses padrões. A psicoterapia também pode ajudá-lo a lidar com as emoções negativas que geralmente surgem do TDAH.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

Como uma das formas de psicoterapia mais orientadas para objetivos, a TCC é uma prática baseada na atenção plena que ajuda você a identificar rapidamente os comportamentos de TDAH que tornam sua vida mais desafiadora. A TCC também fornece as ferramentas necessárias para mudar os padrões de pensamento que impulsionam esses comportamentos. 

Treinamento de habilidades pessoais 

Ao desenvolver estratégias úteis de enfrentamento, você pode construir um melhor arsenal de habilidades pessoais para ajudá-lo a controlar seus sintomas de TDAH no momento e manter uma abordagem positiva para a mudança. Você pode aprender como estabelecer uma rotina, minimizar as distrações ou tornar as grandes tarefas mais gerenciáveis, entre outras habilidades.   

Terapia Farmacêutica

A medicação pode ajudar a normalizar os padrões de ondas cerebrais desequilibrados causados ​​pelo TDAH para fornecer alívio imediato para seus piores sintomas. Ao tirar a vantagem proverbial, a medicação certa para o TDAH aumenta os benefícios que você recebe de outras intervenções e terapias e ajuda a apoiar seu progresso contínuo. 

Parceiro e apoio familiar

O TDAH não existe no vácuo, o que significa que não afeta apenas você. Também afeta aqueles de quem você está mais próximo. Terapia de casal, terapia familiar ou algo tão simples como psicoeducação pode ajudar seus entes queridos a entender como é viver com TDAH e como eles podem apoiá-lo enquanto você aprende, cresce e melhora.  


Comentários

Postagens mais visitadas