DOR CRÔNICA E A SAÚDE MENTAL
Dor crônica e saúde mental frequentemente interligadas
A dor crônica e os distúrbios de saúde mental geralmente ocorrem juntos. Na verdade, a investigação sugere que a dor crónica e os problemas de saúde mental podem contribuir e exacerbar um ao outro.
Pessoas que vivem com dor crônica correm maior risco de problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e transtornos por uso de substâncias. A dor crônica pode afetar o sono, aumentar os níveis de estresse e contribuir para a depressão. Estima-se que 35% a 45% das pessoas com dor crônica sofrem de depressão. A dor também pode ser um sintoma comum entre pessoas com transtorno de ansiedade, particularmente transtorno de ansiedade generalizada. Ansiedade, depressão e outros transtornos de humor geralmente ocorrem ao mesmo tempo que dores crônicas decorrentes de condições como fibromialgia, problemas nas costas, enxaquecas e artrite.
Pesquisas utilizando imagens funcionais sugerem que os transtornos de saúde mental e a dor crônica compartilham mecanismos biológicos, o que contribui para a interconexão. Um exemplo da interligação é que a depressão pode tornar uma pessoa mais sensível à dor.
Pessoas que relataram ter artrite ou dor crônica eram mais propensas a ter vários problemas de saúde mental, incluindo ansiedade grave, depressão grave, transtorno bipolar . Por exemplo, entre as pessoas que fizeram o rastreio da depressão, 47% das pessoas com dor crónica tiveram um resultado positivo para depressão grave, em comparação com 36% das pessoas sem dor crónica.
Quando a dor crónica e os distúrbios de saúde mental ocorrem em conjunto, é importante tratar ambas as condições, de acordo com especialistas em saúde mental. Alguns tratamentos e abordagens podem ajudar tanto a saúde mental quanto as condições de dor, incluindo psicoterapia e técnicas de relaxamento. Os medicamentos, incluindo alguns antidepressivos e alguns anticonvulsivantes, podem ser úteis no tratamento de ambas as condições. Mudanças no estilo de vida, como exercícios, boa nutrição e sono suficiente, também podem ser úteis para controlar a dor e melhorar os sintomas de saúde mental.

.jpg)
Comentários
Postar um comentário