TikTok é meu terapeuta: O perigo e a promessa de vídeos virais sobre TDAH
TikTok é meu terapeuta: O perigo e a promessa de vídeos virais sobre TDAH
Eles também estão perpetuando estereótipos e estgmas do TDAH, ignorando comorbidades e incentivando o autodiagnóstico. Simplifica demais o TDAH, representando um risco à saúde.
Ignoram que ter TDAH sozinho aumenta o risco de suicídio, mas 20% das pessoas com TDAH também apresentam transtorno de humor e cerca de 20% apresentam transtorno bipolar .
Certos sintomas, como fadiga, dificuldade de concentração e subestimulação, são atributos comuns da depressão e do TDAH. Da mesma forma, problemas de sono, hiperfoco, impulsividade e desregulação emocional se sobrepõem aos sintomas de mania no transtorno bipolar. Assim, é comum que o TDAH seja diagnosticado erroneamente como um transtorno de humor e vice-versa.
Muitos jovens estão se autodiagnosticando com base em características superficiais e estereótipos falsos,( videos do TikTok sobre hiperfoco e alguém vê seu comportamento não como uma falha pessoal, mas como um sintoma de seu TDAH),deixando de reconhecer o TDAH como um distúrbio sério que requer ajuda médica profissional.
O que é TDAH?
O TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é uma condição complexa que se pensa começar na infância e que pode afetar as pessoas de maneiras diferentes.
Os sintomas de TDAH se enquadram em duas categorias - desatenção e hiperatividade e impulsividade.Isso pode incluir coisas como problemas de concentração, inquietação constante e fala excessiva.
Para diagnosticar formalmente o TDAH, um especialista irá avaliá-lo em relação a uma lista de verificação estrita de sintomas e o tempo que você os teve.
Portanto, ter uma ou duas características não significa necessariamente que você as tenha.
"Se você acha que tem TDAH, deve falar com seu médico de família e é uma boa ideia manter um diário de seus sintomas e sentimentos", diz ela.
"É excepcionalmente perigoso ignorar seus sintomas e se diagnosticar erroneamente, porque você pode estar perdendo a ajuda adequada."
O TDAH, por exemplo, apresenta sintomas semelhantes a outros problemas de saúde mental. Portanto, não se surpreenda se, a certa altura, você pensar “meu TDAH provavelmente causa esses sintomas” e depois acreditar que “meus sintomas podem apenas se assemelhar ao TDAH, mas talvez eu tenha outro problema de saúde mental”.
Você pode se conectar a " ADHD & Stimming " , mas sabia que stimming também é um sinal de Transtorno do Espectro do Autismo ? Há momentos em que você pode se sentir um pouco hiperativo e se perguntar se tem TDAH. Mas espere, a hiperatividade também é um sinal de Transtorno Bipolar durante a fase maníaca . Um adulto pode ter dificuldade de concentração , mas pode não ser TDAH porque um transtorno de ansiedade ou depressão também pode causar isso .
Ter problemas de concentração, falta de atenção aos detalhes e controle de impulsos será suficiente para diagnosticar o TDAH? Não exatamente. É por isso que o autodiagnóstico não deve ser feito sozinho. Isso pode custar tempo e dinheiro e, embora você possa desenvolver estratégias de enfrentamento sem um diagnóstico formal, talvez não consiga resolver o problema completamente. Lembre-se: os sintomas do TDAH variam de pessoa para pessoa e há muitos fatores a serem considerados.
Em tudo isso, é importante lembrar que um “autodiagnóstico” é apenas uma suspeita. Um verdadeiro diagnóstico só pode ser feito por um profissional treinado e qualificado.
O autodiagnóstico é perigoso quando você não confirma suas suspeitas com um profissional. Se você acredita ter um diagnóstico específico, pode se sentir tentado a se autotratar com medicamentos de venda livre, uma mudança na dieta ou algum outro comportamento. Fazer isso sem a recomendação de um médico pode trazer sérias consequências. O autodiagnóstico também pode causar estragos em sua saúde mental, aumentando sua ansiedade. É fácil se perder na toca do coelho da Internet, levando a uma sobrecarga de informações ou a uma sensação de desgraça.
Há também o risco de viés de confirmação . Você pode já estar tão convencido de que tem um distúrbio específico que começa a se identificar com todos os sintomas que vê.

.jpg)
Comentários
Postar um comentário