Medo de expressar emoções ou sentimentos: Animotofobia
Medo de expressar emoções ou sentimentos: Animotophobia

Quando sentimos uma emoção forte como raiva ou até tristeza, tendemos a ter uma explosão emocional, certo? Essas explosões podem ser gritando, soluçando, jogando coisas e gritando. Reagimos assim porque o que sentimos é bastante incômodo e doloroso.
Quando crianças, essas explosões podem ser chamadas de “ birras ” e as crianças, francamente, são mais abertas com suas emoções porque ainda não aprenderam como reprimi-las. Como adultos, porém, essas emoções fortes e avassaladoras, embora desconfortáveis, não nos permitimos expressá-las abertamente, como crianças.
Às vezes, para não ceder às nossas emoções, podemos ir longe demais. Tendemos a fugir deles o mais longe que podemos. Os adultos são hábeis em suprimir suas emoções, mas o que não percebemos é que, a longo prazo, suprimir nossas emoções pode fazer mais mal do que bem. Mas a questão é: o que nos leva a suprimir nossas emoções?
É a falta de aceitação? Ou alguma outra coisa?
Uma das razões inesperadas pelas quais reprimimos nossas emoções pode ser o medo de expressá-las. Quando você tem medo de expressar emoções, isso pode fazer com que você se esconda ou fuja de seus sentimentos e emoções.
Esse medo de expressar emoções pode ser chamado de “animotofobia”. Embora não seja um termo oficial no DSM-5, esse medo ainda pode deixar efeitos duradouros em seu bem-estar geral.
A seguir, vamos entender esse medo de expressar emoções e como superar esse medo.
Como esse medo afeta sua saúde?
As pessoas que têm fobia de expressar sentimentos muitas vezes deixam de viver suas melhores vidas. Esse medo de expressar emoções os impede de aceitar as pequenas coisas da vida.
Isso pode afetar seus relacionamentos, saúde emocional, saúde mental e até saúde física, porque nossas emoções também estão armazenadas em nossos corpos . Suprimi-los pode causar depressão, dores físicas e outros problemas de saúde.
Quando alguém tem medo de suas emoções, muitas vezes tende a reprimi-las. A supressão prolongada de emoções e sentimentos pode causar problemas como SII, doenças cardíacas, pressão alta e muito mais.
Além disso, quando você foge das emoções, é mais provável que suas emoções surjam em uma explosão emocional inesperada que o deixaria ainda mais esgotado e exausto .
Sinais de que você tem medo de expressar emoções
Se você suspeita que tem medo de expressar emoções e sentimentos, fique atento a estes sinais:
- Você tem uma visão pessimista
- Você evita pessoas e situações sociais
- Você luta para ter uma boa noite de sono
- você é irritável
- Você experimenta grandes explosões emocionais
- Você frequentemente se envolve em comportamentos de evitação.Vamos dar uma olhada em algumas das causas potenciais da fobia de expressar emoções.
Causas do medo de expressar emoções
Se você costuma se perguntar : “Por que tenho medo de meus próprios sentimentos?” então, por trás desse pensamento, pode haver algumas razões.
Os especialistas acreditam que o medo das emoções pode estar enraizado em trauma ou abuso passado - emocional, físico e verbal, etc. Alguns eventos, como acidentes, perda de um ente querido ou até mesmo sobreviver a um desastre natural, podem contribuir para o medo de expressar emoções.
Quando um trauma passado não é resolvido , pode deixar o indivíduo com medo de reviver a experiência. Algumas pessoas podem não se sentir seguras o suficiente ou podem ser facilmente dominadas por suas emoções, o que as faz reprimi-las em vez de expressá-las. Eles também podem tentar evitar situações ou eventos que possam fazê-los experimentar essas emoções.
Outras vezes, pode ser uma experiência de infância que pode determinar como uma pessoa lida com suas emoções. Vejamos um exemplo; Se um pai frequentemente envergonha ou pune seu filho por expressar emoções abertamente, isso pode fazer com que a criança reprima e até tenha medo de expressar emoções. Isso não poderia fazê-los temer imediatamente suas emoções, mas pode moldar sua crença na expressão emocional.
Como superar o medo de expressar emoções?
1. Concentre-se nas sensações físicas
É difícil falar sobre emoções, por mais simples e descomplicadas que sejam as emoções e os sentimentos. A melhor maneira de parar de ter medo de expressar emoções é se concentrar em seus sentimentos físicos em vez da expressão emocional.
Tente descrever como a emoção faz você se sentir fisicamente. Observe as sensações em seu corpo à medida que surge o medo das emoções. Quanto mais você se concentrar nas sensações físicas, mais poderá estar sintonizado com suas emoções.
2. Experimente o Mindfulness
Outra ótima maneira de parar de ter medo de expressar suas emoções é tornar-se mais consciente de si mesmo. Primeiro, tente entender que não há problema em sentir o que você está sentindo.
Aceite suas emoções porque elas são válidas.
Tente não julgar suas emoções e consigo mesmo. Você pode tentar alguns exercícios rápidos de respiração , meditação, ioga ou outros exercícios suaves de atenção plena . Dessa forma, você pode ficar mais confortável com suas emoções, em vez de ter medo delas.
3. Enfrente seu medo de frente
Não é fácil enfrentar seus medos, mas pode ser uma ótima maneira de superá-los. Aqui, vamos tentar um exercício; imagine uma criança assustada. O que você faria para acalmá-los? Você não iria ignorá-los, certo?
Inconscientemente, é isso que fazemos com nossas emoções. Desacelere, faça uma pausa e reconheça seu medo. Esteja com ele. Ouça o que ele está dizendo. Deixe suas emoções falarem, pela primeira vez. Ao fazer isso, você começará a se entender melhor e a se tornar mais intencional em sua vida.
4. Fale com um profissional
Por fim, a melhor maneira de enfrentar seu medo de expressar emoções é falar com um profissional e deixar que um terapeuta o guie em seu medo. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das técnicas de terapia mais recomendadas que podem ajudá-lo a superar o medo das emoções. Uma sessão de terapia pode oferecer um espaço seguro para você expressar suas emoções. Também pode mudar sua crença na expressão emocional.

.jpg)
Comentários
Postar um comentário