Já se deparou com uma sensação de vazio(o abandono de si mesmo) em sua vida?


 Já se deparou com uma sensação de vazio(o abandono de si mesmo) em sua vida?

Reconhecer seus sentimentos de vazio é o primeiro passo, então parabéns se você deu esse passo. Determinar a possível causa é o próximo passo.

Se você está angustiado ou esse sentimento é persistente, recorrente e complexo, nós terapeutas estamos disponíveis online e pessoalmente para ajudá-lo.

Vários eventos ou circunstâncias da vida podem levar a esse sentimento de vazio ou tristeza. Todos são diferentes.  Diferentes percepções influenciam nossa saúde mental e emocional.

Podemos abandonar a nós mesmos inconscientemente e até mesmo em situações inusitadas. Seja por depressão e falta de motivação, ou por estar se esforçando ao extremo para obter a perfeição e a aprovação dos outros.

Podemos ainda nos abandonar quando mudamos nossas prioridades. Ao colocarmos a carreira acima do bem-estar, por exemplo, podemos deixar de dormir, de fazer exercícios, gerando uma carga de stress alta que desencadeia a ansiedade e a depressão.

Seja como for, a sensação de vazio pode ser sintoma de várias coisas. Desde uma simples mudança em nossa vida, como até de algum transtorno mais grave.

Às vezes, uma sensação de vazio é passageira e dura apenas alguns dias ou semanas. Freqüentemente, ele se resolve sozinho e você se sente como novo. Mas às vezes esse sentimento persistente persiste.

Uma série de razões pode levar a uma sensação de vazio. Essas razões podem ser físicas, mentais ou emocionais.

Fatores físicos

Embora possa haver muitos problemas físicos ou doenças que possam levar a uma sensação de vazio, a exaustão pode ser um dos principais culpados, pois a privação do sono tem muitos efeitos colaterais negativos.

Falta de dormir

A importância de um sono bom e reparador tem um efeito definitivo na sua saúde. Você pode se sentir vazio porque está muito cansado. Uma fonte de saúde da Universidade de Harvard diz que “estudos de neuroimagem e neuroquímica sugerem que uma boa noite de sono ajuda a promover a resiliência mental e emocional, enquanto a privação crônica do sono prepara o terreno para o pensamento negativo e a vulnerabilidade emocional”. 

Exaustão

A sensação de que não há combustível no tanque pode ser decorrente da exaustão. Talvez você tenha passado por tanta coisa que seus níveis de energia estão esgotados. Talvez você tenha cuidado de crianças ou pais idosos.

A pesquisa confirma que mesmo o cuidado informal causa estresse e esgotamento.  Outra causa de sua exaustão e sensação de vazio pode ser atribuída às longas horas que você gasta em projetos de trabalho.

Tédio

Você pode se sentir vazio porque está “sentindo-se sem propósito, [e] você está seguindo os movimentos e não sabendo realmente o que lhe daria sentido”.

Faça uma lista de atividades que você poderia fazer para aumentar seu senso de alegria, diversão e significado.

Outra opção é registrar as coisas pelas quais você é grato apenas olhando ao seu redor.A gratidão pode aumentar sua felicidade .

Solidão após o fim de um relacionamento amoroso

Depois que um relacionamento ou casamento termina, você pode sentir um vazio.  Manter relacionamentos amorosos com cônjuges, familiares e amigos é um dos fatores mais cruciais para nossa felicidade.

Não é de admirar que você se sinta deprimido e solitário se não fizer mais parte de um relacionamento romântico. Como a solidão está associada a uma série de condições desadaptativas, como a depressão, é importante procurar várias maneiras de lidar com isso.

Pesar

Após a morte de alguém próximo a você, é comum que os entes queridos comentem com os outros que sentem uma sensação de total dormência ou vazio. Esse vazio em sua casa ou coração deve diminuir. Não há necessariamente um fechamento para a perda de alguém especial para você, mas muitas vezes há uma maneira de superar e viver com a perda.

Depressão e outros problemas de saúde mental

O complicado sobre a depressão é que ela pode incluir um espectro de sintomas. Por exemplo, pode aparecer como tristeza temporária e sensação de desânimo. Ou você pode sentir uma diminuição do interesse em atividades que normalmente gosta. Esses fatores podem criar uma sensação de cansaço, vazio.

Um sentimento forte e persistente de falta ou sensação de nada pode indicar problemas mais sérios.  “Esse sentimento pode estar associado a uma condição crônica de saúde mental, como depressão ou  (transtorno de estresse pós-traumático)”.

Com depressão , procure uma variedade de sintomas que incluem perda de apetite, fadiga, sentimentos de inutilidade, problemas com a tomada de decisões e ideação suicida.

 O sentimento de vazio “também pode ser um mecanismo de defesa, porque depois de um evento traumático desencadeador que é tão perturbador, é mais fácil desligar e não sentir nada do que lidar com emoções severas”.

Se o seu sentimento de vazio reflete o que é chamado de transtorno depressivo maior ou depressão clínica,  ou parece ser traumático, é recomendável que você procure ajuda de um profissional de saúde mental.

Reserve um tempo para avaliar a situação sentando-se com um bloco de papel e caneta e pergunte a si mesmo sobre a causa ou causas profundas de sua exaustão:

Você precisa buscar ajuda de um parceiro, vizinho ou amigo?

Seus objetivos envolvendo trabalho, família e vida agora mudaram?

As atividades de seus filhos exigem muita direção de sua parte?

Os problemas de saúde estão exigindo mais de sua atenção?

Uma responsabilidade voluntária está tomando muito do seu tempo?

Você precisa se afastar completamente de um trabalho exigente?

Você precisa conseguir um novo emprego, mudar de carreira ou trabalhar meio período?

Ao avaliar suas responsabilidades e sua situação atual, você pode descobrir que certas obrigações não se encaixam mais em seu plano de vida da mesma forma que antes. Lembre-se de que desistir de algo não é sinal de fraqueza ou falta de comprometimento. Na verdade, desistir pode ser um sinal de força. 


Comentários

Postagens mais visitadas