Como cultivar seu mundo interior

 





Se você deseja fazer uma mudança, aprender a cultivar seu mundo interior é provavelmente a melhor maneira de fazer isso. Isso significa trabalhar em seus pensamentos, atitudes, valores e emoções. Saiba mais aqui!

Aprender a cultivar seu mundo interior é tão importante para o seu bem-estar quanto manter a forma. Seus pensamentos, emoções, valores e atitudes  têm uma enorme influência na maneira como você vivencia o mundo. É por isso que mais e mais pessoas estão começando a prestar atenção a esta parte fundamental da vida.

Mas encontrar a maneira adequada de cultivar seu mundo interior nem sempre é fácil. Afinal, não nascemos com um manual de instruções que nos diga como ser feliz . Neste artigo, mostraremos algumas coisas que você pode fazer para trabalhar esse aspecto da sua vida.

Como Cultivar Seu Mundo Interior: Três Pilares

Se você deseja se manter fisicamente saudável, há três coisas básicas nas quais você pode trabalhar: dieta, exercícios e relaxamento. É a mesma ideia básica de se manter mentalmente saudável. Você pode trabalhar em:

Continue lendo para uma visão mais detalhada desses três aspectos.

1. Seus pensamentos e crenças

A primeira coisa em que você deve trabalhar é como você pensa ou seu monólogo interno . Sabemos há milhares de anos que a maneira como você se sente em um determinado momento depende muito da maneira como você fala consigo mesmo e do que você foca. Assim, se você quer ser uma pessoa mais feliz, precisa mudar a forma como fala consigo mesmo.

Acha que é uma daquelas pessoas que não fala nada consigo mesmo? Bem, você está errado porque todo mundo faz! Mas só porque você não está ciente de seus pensamentos, não significa que eles não tenham um efeito poderoso em seu humor. Nesse caso, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar como é o seu diálogo interno (monólogo interno).

Depois de descobrir isso,  o próximo passo é começar a usar uma conversa interna construtiva e positiva. A melhor maneira de fazer isso é identificar suas crenças irracionais e tentar transformá-las em crenças realistas e fortalecedoras.

Por exemplo, você pode se pegar pensando que não vale nada. Mas assim que você começar a se aprofundar um pouco nesse pensamento, perceberá que é um exagero. Em que coisas você é bom? O que você pode conseguir se se esforçar? Esses são os tipos de pensamentos que ajudam a desenvolver um senso de auto-estima mais sólido e uma perspectiva mais realista do mundo.

“Enfrente as partes escuras de si mesmo e trabalhe para bani-las com iluminação e perdão. Sua vontade de lutar com seus demônios fará com que seus anjos cantem.”

-August Wilson-

2. Suas atitudes e valores

A segunda coisa que você precisa fazer para cultivar seu mundo interior é modificar suas atitudes e valores. Em outras palavras, você precisa reavaliar o significado que atribui às coisas da sua vida e o que considera importante. Escolher as coisas que realmente são valiosas para você pode fazer uma grande diferença. 

Abaixo, vamos listar alguns valores fortalecedores e alguns que o impedem. Use esta lista para ajudá-lo a descobrir o que você está priorizando na vida .

  • Estar sempre certo. Para algumas pessoas, estar certo é a coisa mais importante. Eles não têm nenhum problema em brigar com seus entes queridos ou fazer os outros se sentirem mal para que outras pessoas os ouçam e digam que estão certos. Mas isso geralmente só leva à frustração.
  • Não correr riscos. Muitas pessoas ficam paralisadas pelo medo. Para eles, segurança e ausência de riscos são as coisas mais importantes da vida. Eles evitarão ter que enfrentar qualquer tipo de incerteza sempre que puderem. Na maioria das vezes, isso os impede de aproveitar ao máximo as oportunidades à sua frente.
  • Colocando todo o seu esforço. Para algumas pessoas, o mais importante é colocar todo o seu esforço em tudo o que fazem. Isso significa que eles sempre tentam, sempre enfrentam seus medos e frequentemente alcançam seus objetivos. Embora sempre haja obstáculos no caminho e nem sempre você consiga o que deseja, não deve desistir.
  • Liberdade. Outras pessoas acham que a independência e a capacidade de tomar suas próprias decisões são as coisas mais importantes. Isso pode ter consequências positivas e negativas. No entanto, as pessoas que se concentram nesse valor tendem a levar uma vida muito melhor.
  • 3. Suas emoções

    O último pilar que você precisa trabalhar para cultivar seu mundo interior é a maneira como você se sente. Pode parecer estranho, mas a melhor maneira de fazer isso geralmente é indireta. Em vez de tentar mudar diretamente suas emoções,  é melhor tentar modificar seus pensamentos e valores.

    Claro, se você não tem controle sobre suas emoções, pode aprender algumas ferramentas para gerenciá-las melhor. No entanto, lembre-se de que você só deve começar a trabalhar suas emoções quando tiver os outros dois pilares sob controle.



Comentários

Postagens mais visitadas