Problemas de Abandono: Sintomas e Sinais
O que são problemas de abandono?
Os problemas de abandono decorrem do medo da solidão, que pode ser uma fobia ou uma forma de ansiedade. Esses problemas podem afetar seus relacionamentos e geralmente decorrem de uma perda na infância. Outros fatores que transformam a perda em problemas de abandono incluem fatores ambientais e médicos, genética e química do cérebro.
As experiências da primeira infância são os maiores contribuintes para o desenvolvimento de problemas de abandono quando você se torna adulto. O evento traumático pode incluir a perda de um dos pais por divórcio ou morte ou não receber cuidados físicos ou emocionais suficientes quando criança . O abandono emocional ocorre quando os pais:
- Não deixe que seus filhos se expressem emocionalmente
- Ridicularizam seus filhos
- Colocar muita pressão sobre os filhos para serem “perfeitos”
- Trate seus filhos como seus pares
Os problemas de abandono acontecem quando um pai ou cuidador não fornece à criança interações calorosas ou atenciosas consistentes, deixando-os com estresse e medo crônicos. As experiências que acontecem durante o desenvolvimento de uma criança geralmente continuam na idade adulta. É por isso que os problemas de abandono se tornam mais prevalentes à medida que você envelhece e pode afetar seus relacionamentos.
Tipos de Problemas de Abandono
Problemas de abandono podem se apresentar em três estilos de apego inseguros. Estes são:
Estilo de apego evitativo
As pessoas que seguem esse estilo não permitem que ninguém se aproxime delas. Você pode sentir que não pode se abrir ou confiar nos outros, fazendo com que pareça distante, reservado ou retraído.
Estilo de Apego Ansioso
Pessoas com esse tipo de estilo de apego lidam desenvolvendo relacionamentos intensamente próximos e dependentes com os outros. Você pode se sentir ansioso por se separar de seu parceiro e tende a ser emocionalmente reativo. Pode ser fácil ver os conflitos como uma preocupação que seu parceiro pode deixar, o que faz você agir por medo.
Estilo de anexo desorganizado
As pessoas com esse estilo de apego têm dificuldade em permanecer íntimas e próximas, mas também podem ser inconsistentes. Você pode se sentir ansioso por estar em um relacionamento ou querer evitar a proximidade. Esse estilo de apego pode vir com outros distúrbios potenciais.
Sinais de problemas de abandono
Problemas de abandono nem sempre vêm de traumas de infância. Eles também podem se desenvolver após a perda de um parceiro íntimo por divórcio ou morte. Seja por abandono adulto ou infantil, esses problemas podem impactar negativamente relacionamentos saudáveis.
Um medo de abandono se apresenta em pessoas que parecem “agradar as pessoas” ou precisam de garantia contínua de que são amadas. Há também uma ansiedade consistente que ocorre com problemas de abandono.
Sinais comuns de problemas de abandono incluem:
- Dar muito ou ser excessivamente ansioso para agradar
- Ciúmes em seu relacionamento ou de outras pessoas
- Dificuldade em confiar nas intenções do seu parceiro
- Sentindo-se inseguro sobre seu relacionamento
- Tendo dificuldade em sentir-se emocionalmente íntimo
- Necessidade de controlar ou ser controlado por seu parceiro
- Estabelecer-se em relacionamentos insatisfatórios
Não é incomum que você queira que seus parceiros o tratem da mesma forma como você foi tratado quando criança.
Tratando Problemas de Abandono
Ao tratar problemas de abandono, o primeiro passo é entender o que o desencadeia e aprender a se retirar quando esses gatilhos surgirem. Você também deve tentar se sentir mais confortável em conversar sobre seus medos de maneira calma e respeitosa. Pode ajudar fazer isso com um parceiro, membro da família ou amigo próximo. Pode ser difícil no começo, mas você verá que fica mais fácil com o tempo.
Existem dois tratamentos principais para problemas de abandono:
Na terapia, você será capaz de explorar a causa raiz de seus medos e identificar padrões de pensamento negativos. Seu terapeuta o ajudará a substituí-los por pensamentos saudáveis e mais realistas. Seu relacionamento com seu terapeuta também pode lhe dar a sensação de ter um relacionamento seguro. Trabalhando com eles, você pode aprender a estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos e ajudar a evitar comportamentos que atrapalhem relacionamentos saudáveis.
Praticar o autocuidado pode ajudá-lo a garantir que suas necessidades emocionais sejam atendidas. Isso pode melhorar amizades e relacionamentos. Cuidar de si mesmo, como escrever um diário, fazer caminhadas e outras coisas de que você gosta, pode ajudar a satisfazê-lo e melhorar suas contribuições para seu parceiro, amigos ou filhos.
Suporte e recursos
Problemas de abandono podem se desenvolver devido a muitos fatores emocionais e ambientais. Se você está sentindo medo de abandono em seus relacionamentos, pode ser útil consultar um conselheiro. Um conselheiro poderá conversar com você sobre como você está se sentindo e desenvolver um plano de tratamento.


.jpg)
Comentários
Postar um comentário