As 5 diferenças fundamentais entre tristeza e depressão
As 5 diferenças fundamentais entre tristeza e depressão
É difícil para você dizer se está apenas triste ou, na verdade, tem depressão? Às vezes, confundimos os dois, embora existam diferenças substanciais. Aqui, você descobrirá o que está por trás de ambos os conceitos e como separar facilmente tristeza e depressão.
Tristeza x Depressão – O Essencial
Tristeza: Você fica triste com alguma coisa por algumas horas. Depois de uma experiência negativa, seu humor muda, no máximo por algumas semanas. Com o tempo, melhora um pouco por si só.
Depressão: A maioria das áreas de sua vida é afetada e você apresenta uma combinação de sintomas depressivos durante a maior parte do dia durante pelo menos duas semanas, causando sofrimento geral.
#1 Tristeza é uma emoção. A depressão é uma doença mental.
A tristeza é uma emoção básica e parte do que nos torna humanos – todo mundo sabe como é. Experimentar a tristeza pode até ser útil para lidar com experiências difíceis na vida, como rejeição, separação ou decepção.
A depressão, por outro lado, é uma doença mental. Isso significa que ele se manifesta em muitos sintomas depressivos diferentes por pelo menos duas semanas. As coisas que antes lhe traziam alegria ou o animavam não ajudam mais. Você se sente constantemente exausto e sem motivação.
A tristeza persistente é apenas uma parte da depressão! É provável que alguns de seus pensamentos, comportamentos e até experiências físicas tenham mudado junto com suas emoções, causando angústia geral e uma mudança fundamental em sua percepção e atitude perante a vida.
#2 A tristeza é breve. A depressão persiste por muito mais tempo.
As emoções são experiências conscientes momentâneas. Eles desaparecem com o tempo. Se uma emoção continua durante uma fase da vida, ela o faz em lapsos. Assim, pode durar algumas horas antes de diminuir, pelo menos um pouco. Mesmo durante um período triste, há momentos do seu dia em que você se sente bem. Você é capaz de rir, curtir sua música favorita ou a presença de um amigo. A tristeza desaparece com o tempo – esse é o seu trabalho.
A depressão dura mais, porém, sem a devida atenção: ela persiste na maior parte do dia, por pelo menos duas semanas, para ser exato. “Sair dessa” não é uma opção. Todos os sintomas que você está tendo parecem ser constantes, embora possam ser piores durante a manhã. No entanto, a depressão define todo o seu dia. Parece impensável que você se sinta melhor novamente.
#3 A tristeza é uma reação específica. A depressão é um estado geral anormal.
A tristeza geralmente é uma reação a algo, por exemplo, um evento doloroso. Sua tristeza é causada por essa experiência em particular e é uma emoção normal e saudável, embora muitas vezes desagradável. Mas a Depressão geralmente ocorre sem motivo aparente.
Talvez sua vida pareça que deveria estar bem. Durante a depressão, seus sintomas não ocorrem apenas ao pensar em um determinado evento ou pessoa. Eles estão presentes em quase todas as situações. Sua concentração pode ser menor. Você tem uma visão negativa do futuro, possivelmente se sente excessivamente culpado ou sofre de uma sensação de desamparo por estar fora de controle.
Se a depressão começar após um evento específico, provavelmente foi o gatilho e não sua única causa. Nesse caso, seu comportamento e reação são desproporcionais ao evento e são prejudiciais a você. Se desconsiderado, pode se transformar em uma espiral descendente.
A perda de um ente querido causa uma resposta de luto severa que vai além do que chamamos de tristeza. É difícil distinguir da depressão porque sintomas como perda de apetite e problemas de sono podem fazer parte do luto. O luto tende a ser um longo processo que vem em ondas. Como a tristeza, o pesar tende a flutuar de um dia para o outro. Depressão não tanto.
Normalmente, os indivíduos enlutados tendem a aceitar ajuda e apoio, enquanto as pessoas com depressão recuam e se isolam. Além disso, as pessoas com depressão podem experimentar sentimentos de culpa ou um declínio na auto-estima, enquanto indivíduos tristes ou enlutados geralmente não.
# 4 A tristeza muda temporariamente o seu humor. A depressão muda sua vida.
Durante um dia ou semana triste, seu humor muda. Sua mente pode estar preocupada e você pode voltar a ter pensamentos tristes. No entanto, você ainda pode continuar seu dia normalmente. Quando você está clinicamente deprimido, no entanto, sua vida diária torna-se difícil de suportar.
Sua vida mudou. Talvez seus amigos também estejam percebendo. Você pode estar tendo mais dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. Talvez seu apetite ou desejo sexual tenha diminuído. Você pode estar experimentando baixa auto-estima. Você perdeu o interesse e a alegria em suas atividades favoritas, sentindo-se constantemente cansado e sem energia.
# 5 A tristeza é subjetiva. A depressão é diagnosticada.
Cabe a você dizer que está triste. Ninguém pode negar que você está triste, é algo que você experimenta de forma subjetiva e independente. A depressão, por outro lado, tem critérios estabelecidos e requer um diagnóstico oficial. Afinal, não apenas o período de tempo é fundamental para o diagnóstico, mas também uma combinação específica de sintomas principais e adicionais. Consequentemente, um teste de depressão é necessário.
Se você ainda estiver incerto, acompanhar suas emoções, cognição e experiências físicas pode ajudar na detecção da depressão. MindDoc mede regularmente todos os sintomas depressivos. O aplicativo, criado para ajudá-lo a detectar sintomas e episódios depressivos, fará perguntas três vezes ao dia ao longo de duas semanas, fornecendo a você um atestado médico ao final desse período. Dessa forma, você poderá eliminar quaisquer dúvidas remanescentes e obter uma compreensão mais profunda do que está vivenciando.


.jpg)
Comentários
Postar um comentário