A importância do insight ( Muitas doenças psiquiátricas estão associadas à percepção diminuída.)
Alucinações, delírios, padrões de pensamento incoerentes, humor elevado, humor deprimido, humor rapidamente flutuante, confusão, pensamentos suicidas , alterações de memória , comportamentos viciantes, comportamentos que simplesmente não fazem sentido - todos esses são sintomas de doenças psiquiátricas . Padrões específicos desses sintomas ao longo do tempo ajudam a definir síndromes específicas.
Há uma característica que é compartilhada por muitos transtornos psiquiátricos: percepção prejudicada. As pessoas com doenças psiquiátricas geralmente têm uma capacidade diminuída de entender a natureza de suas doenças ou, em alguns casos, de entender que estão doentes. Isso torna o tratamento e a adesão ao tratamento um desafio.
A falta de insight é diferente de não entender a natureza de uma doença específica. A maioria das pessoas com diabetes pode reconhecer plenamente que está doente e precisa de medicamentos específicos para controlar os sintomas. Eles não precisam entender a biologia da resistência à insulina no nível celular.
Embora os indivíduos com doenças médicas possam não entender os mecanismos subjacentes às suas doenças, eles geralmente sabem que estão doentes e que se beneficiarão com o tratamento. Quanto mais desconforto eles sentem, mais eles querem alívio.
Em contraste, as pessoas com doenças psiquiátricas muitas vezes não reconhecem que algo está errado. Eles não acham que precisam de ajuda ou acreditam que não há nada que possa ajudá-los.
Embora a falta de insight seja uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, a natureza dessa falta de insight pode variar dependendo do transtorno.
Uma pessoa em meio a um episódio maníaco com delírios grandiosos, alta energia, pouca necessidade de sono, julgamento marcadamente ruim e gastos descontrolados pode não entender por que amigos e familiares acham que algo está errado. Uma pessoa com esquizofrenia que experimenta alucinações auditivas ou delírios persecutórios pode não ser capaz de entender que as vozes e os delírios não são reais. Uma pessoa com depressão severa pode não ser capaz de entender por que os outros não percebem que ela é uma pessoa terrível, um completo fracasso e um fardo para todos ao seu redor. Indivíduos com dependência de drogas podem acreditar que não têm problema e que podem parar quando quiserem. Pessoas com demência gravepodem realmente acreditar que são capazes de funcionar plenamente no trabalho e que são totalmente capazes de dirigir com segurança.
Existem tratamentos para a maioria dos transtornos psiquiátricos que ajudam a diminuir, se não eliminar, os sintomas. No entanto, para que os tratamentos sejam úteis, a pessoa doente deve ter o discernimento para participar do tratamento.
Por que tantos transtornos psiquiátricos compartilham a característica de percepção diminuída? As doenças psiquiátricas interferem nos sistemas cerebrais motivacionais, cognitivos e emocionais. É provável que os mecanismos patológicos envolvidos nessas doenças levem à desregulação dos sistemas cerebrais subjacentes à regulação do insight.
Múltiplos defeitos de processamento cerebral provavelmente contribuem para problemas de insight, e é importante entender que o insight requer um conjunto complexo de cálculos cerebrais. Para qualquer um de nós ter insight, devemos ser capazes de pesar os méritos relativos de nosso próprio pensamento interno em relação às circunstâncias ambientais externas.
.jpg)

.jpg)
Comentários
Postar um comentário