Você Está Apaixonado Ou Apenas Com Medo De Ficar Sozinho?
Encontrar o amor da sua vida é algo que todos esperamos fazer. A perspectiva daquele amor verdadeiro , aquele indivíduo que o entende, ama você, e com quem você pode planejar uma vida é emocionante e reconfortante.
Muitas pessoas encontram um parceiro assim e, com o esforço e o trabalho que isso exige, conseguem criar uma vida feliz juntos. Para alguns, no entanto, essa parceria nunca parece certa. No entanto, eles dizem a si mesmos que estão apaixonados e é assim que as coisas deveriam ser. Mas se você está nessa situação, você está realmente apaixonado ou apenas com medo de ficar sozinho?
A solidão é um sentimento devastador e sentir-se solitário é uma das principais causas de depressão em muitos homens e mulheres. Muitas pessoas têm medo de ficar sozinhas por vários motivos. Muitas vezes é porque eles não querem se sentir sozinhos, mas também há outros motivos.
Infelizmente, isso deixa muitos confundindo a sensação de estar apaixonado com o medo de ficar sozinho. E embora relacionamentos satisfatórios possam assumir muitas formas, tentar fazer de um relacionamento algo que não é pode levar a muitos problemas e infelicidade para ambos os parceiros.
Amor, solidão e medo de ficar sozinho
Há muitas pessoas que temem ficar sozinhas e farão de tudo para evitá-lo. Não é surpreendente, e a inclinação é perfeitamente compreensível. Como seres humanos, ansiamos pela conexão com outras pessoas e relacionamentos significativos. Esses relacionamentos nos fazem sentir valorizados, importantes e parte de algo. Sem eles, podemos nos sentir isolados e como se não fôssemos dignos dos relacionamentos que vemos os outros desfrutando.
Muitas pessoas veem o amor como a cura definitiva para essa solidão. Eles romantizam a perspectiva da alma gêmea perfeita entrando em suas vidas e trazendo amor e felicidade que mudam a vida. Por causa disso, muitos de nós somos arrastados para relacionamentos que não são realmente adequados e, uma vez neles, permanecemos, não por amor verdadeiro, mas porque temos medo.
O Dr. Kurt trabalha frequentemente com pessoas que lutam em relacionamentos difíceis. Embora muitos casais sejam capazes de resolver seus problemas, ele ocasionalmente vê aqueles que estão tentando se apegar a algo que não é saudável ou não está funcionando. Ele tinha isso a dizer sobre essas pessoas,
Tenho pessoas que me dizem o tempo todo que têm medo de ficar sozinhas, mas podem ter vários motivos para isso. Alguns querem apenas companhia, como ter alguém para voltar para casa ou conversar no final do dia. O sexo é importante para a maioria das pessoas, então, às vezes, não querer ficar sozinho significa poder fazer sexo regularmente.A vida diária é mais fácil quando é compartilhada com outra pessoa - cuidar de crianças, lavar roupa, pagar despesas diárias etc. Não ter que sentar sozinho em um restaurante ou ser a terceira roda em configurações de grupo são situações que muitas pessoas querem evitar. Infelizmente, essas pessoas colocam uma prioridade maior nessas coisas do que em sua felicidade e se contentam com um relacionamento que é menos do que realmente desejam e merecem. Um dos maiores erros que todos podemos cometer é deixar o medo nos controlar."
Esse medo de ficar sozinho e o desejo de companhia significa que muitos confundirão imediatamente a paixão e a luxúria que são comuns no início de um relacionamento com o amor e tentarão forçar as coisas a se tornarem algo que não são.
O início de qualquer novo relacionamento é normalmente emocionante - vocês estão se conhecendo, a química física provavelmente é forte e o futuro parece ter um potencial ilimitado. Isso certamente pode ser o caso em certas circunstâncias, mas em outras tantas a partida realmente não é boa. A coisa inteligente a fazer neste caso é admitir isso e seguir em frente.
Mas, para alguns, a perspectiva de ficar sozinho é muito assustadora e eles seguem em frente, muitas vezes se encontrando em um relacionamento difícil ou potencialmente casados com a pessoa errada.
Que tipo de relacionamento você tem?
Como o início de um relacionamento pode ser tão emocionante, pode ser fácil se deixar levar pelas emoções e se comprometer com um relacionamento que não é tudo o que você esperava. Se você está se sentindo insatisfeito com seu relacionamento, precisa de um tempo para avaliar o motivo. Seu relacionamento tem uma base sólida , mas você se distanciou e você e seu parceiro só precisam passar mais tempo focando um no outro?
Ou é possível que você não tenha sido honesto consigo mesmo no começo e estivesse tentando usar o amor para evitar a solidão, ou como uma muleta para outros aspectos da vida, como sexo regular ou ajudar com as contas, e agora está lidando com as repercussões ?
Se você está se perguntando se está apaixonado ou apenas com medo de ficar sozinho, faça a si mesmo as seguintes perguntas.
- Seu parceiro seria perfeito se você pudesse apenas “consertar” algumas coisas? Apaixonados ou não, todos mudaríamos algumas coisas sobre nosso parceiro, se pudéssemos. Talvez ela ronque ou ele seja muito obcecado por esportes. Mas quando você está apaixonado por uma pessoa, você leva essas pequenas coisas com calma. Se você acha que está constantemente tentando “consertar” seu parceiro para torná-lo quem você quer que seja, é uma história diferente. Tentar fazer de alguém algo que não é não funciona. Você não pode pegar alguém e transformá-lo em seu par perfeito.
- A simples ideia de voltar para casa e encontrar uma casa vazia deixa você desconfortável? Às vezes, as pessoas preferem ter a companhia de alguém do que ficar sozinhas. Permanecer em um relacionamento pelo único motivo de ter companheirismo pode funcionar se for isso que ambos os parceiros desejam e consideram satisfatório. Mas se a única razão pela qual você está em um relacionamento é evitar ficar sozinho, você não está sendo justo consigo mesmo ou com seu parceiro.
- A melhor parte do seu relacionamento é o fato de outra pessoa fazer metade do trabalho? Quando vocês construíram uma vida juntos e têm uma família, às vezes a perspectiva de fazer as coisas por conta própria é esmagadora. Pode parecer que é demais para uma pessoa. Mas a necessidade de outro par de mãos não é a base certa para um relacionamento duradouro e saudável. Só porque você não quer fazer as coisas sozinho, não significa que você seja incapaz disso.
- Você sente que precisa esconder coisas ou partes de si mesmo do seu parceiro? Se há coisas que você precisa esconder ou coisas que não pode compartilhar com seu parceiro, isso é um sinal de alerta. Quando você ama alguém, não deve sentir medo de compartilhar coisas ou gostar de partes de si mesmo que eles nunca entenderiam. Isso não significa que você tenha que contar tudo a eles, ou que não haverá momentos em que eles simplesmente não entenderão. O que isso significa é que você está confortável tentando explicar ou tentar compartilhar as coisas e eles são receptivos e respeitosos.
- Vocês passam tempo juntos apenas quando necessário? Se vocês passam tempo juntos apenas quando não há nada melhor para fazer, provavelmente não estão tão conectados como deveriam estar. Embora seja completamente saudável ter amigos fora de seus relacionamentos e interesses próprios, deve haver um desejo geral de passar tempo com seu parceiro regularmente.
- A perspectiva de recomeçar parece emocionante, mas é mais do que você poderia suportar? Todos os relacionamentos passam por altos e baixos. Não é incomum, mesmo em um relacionamento com uma forte base amorosa, ocasionalmente pensar em ir embora. Se você está sonhando acordado com o divórcio ou a possibilidade de um novo relacionamento o tempo todo, definitivamente há questões que precisam ser abordadas, quer você tenha uma base sólida para seu relacionamento ou não. Mas se a única coisa que está impedindo você de agir de acordo com esses devaneios é o incômodo de ir embora ou o medo de ficar sozinho, então seu relacionamento tem problemas maiores.
Se alguma dessas coisas soa familiar, você pode ter se colocado na posição de forçar um pino quadrado em um buraco redondo e estar mais focado em evitar a solidão do que em criar um relacionamento forte e amoroso.
Estar em um relacionamento me salva de ficar sozinho
Algumas pessoas pensam: “Estou em um relacionamento e isso é melhor do que ficar sozinho, certo?” Errado.
Um relacionamento não é automaticamente a cura para a solidão ou o remédio para outros problemas da vida. Muitas pessoas no relacionamento errado podem acabar se sentindo intensamente sozinhas, o que pode ser ainda pior do que estar sozinho.
Relacionamentos que se baseiam apenas em preencher um vazio ou em ter medo de ficar sozinhos, em vez de uma base sólida de amor e respeito, estão destinados a ter problemas. Eles são muito mais propensos à infidelidade, discussões constantes e insatisfação geral. Apesar do que alguns possam pensar, não é realmente melhor ter algo do que nada quando se trata de relacionamentos. Às vezes, ficar sozinho é a melhor escolha.
As pessoas também costumam confundir estar sozinho com estar sozinho. Essa confusão pode levar muitos a permanecerem em relacionamentos infelizes ou até mesmo abusivos, sentindo que preferem ter alguém do que viver sozinhos. Algumas pessoas até determinam que não podem sair - ficar sozinho é muito difícil e é muito assustador ficar sozinho. A verdade é que ficar sozinho pode ser mais saudável do que estar no relacionamento errado. E estar sozinho não significa ser solitário.
Não estou sozinho, então estou feliz – não estou?
Se você tem medo de ficar sozinho por qualquer motivo, estar em um relacionamento e tentar se convencer de que está apaixonado não é a resposta. E fixar sua felicidade na ideia de que você precisa estar apaixonado e em um relacionamento é um erro.
Ser feliz tem muito mais a ver com sua satisfação consigo mesmo. As pessoas que passam de relacionamento em relacionamento para evitar ficar sozinhas nunca têm a chance de conhecer a si mesmas e o que realmente as faz felizes.
Por causa disso, eles acham ainda mais difícil reconhecer o que apreciam nas outras pessoas e como é o verdadeiro amor. Portanto, ser feliz se confunde com estar em um relacionamento, e evitar ficar sozinho se confunde com estar apaixonado. Tudo junto é uma receita para insatisfação, frustração e problemas.
Antes de sucumbir ao medo de ficar sozinho e entrar em um relacionamento pensando que o amor vai te salvar, pare e pense no que você realmente quer. Amor e relacionamentos não resolvem a solidão. Na verdade, o relacionamento errado pode realmente piorar a solidão.
Se você já está em um relacionamento e se sente insatisfeito e infeliz, pare e pergunte a si mesmo - estou realmente apaixonado por essa pessoa ou apenas com medo de ficar sozinho.




.jpg)
Comentários
Postar um comentário